Ferramentas para marcenaria elétricas, a bateria e manuais

As tradicionais ferramentas manuais são indispensáveis na rotina da marcenaria, apesar do surgimento das máquinas elétricas das quais eu sou fã. Mas, com um kit de ferramentas manuais básicas, o profissional e o hobbista faz a marcação da peça, acerta suas medidas, desbasta a madeira, serra, elimina irregularidades, parafusa e desparafusa. Fáceis de manusear e resistentes, elas precisam ser bem acondicionadas, permitindo o acesso rápido no trabalho diário. O transporte, em caixa apropriada, deve ser fácil. Manter a ordem é essencial na hora de usar e guardar cada uma dessas ferramentas, assim como os cuidados com a manutenção, fundamentais e determinantes da vida útil da ferramenta. O próprio marceneiro também pode fazer a afiação das peças, tarefa que requer alguns cuidados básicos, mas dispensa encaminhá-las até um especialista.

Relacionamos algumas ferramentas que não podem faltar na rotina de trabalho da marcenaria. Aqui há um artigo bem completo com ferramentas marcenaria básica e hobby no site da Buchel Store. Para melhores informações sobre elas clique sobre os links abaixo.

Como cuidar das suas ferramentas

  • Todo o cuidado com a manutenção é pouco, esteja sempre atento para evitar desperdícios.
  • Não deixe as ferramentas jogadas pela oficina. Guarde-as em armários, no painel de ferramentas ou na própria bancada de trabalho. É importante que o local seja de fácil acesso, porque as ferramentas precisam estar sempre à mão.
  • Para evitar a ferrugem, pode ser usado verniz nas partes de metal das ferramentas
  • Mantenha as ferramentas cortantes sempre afiadas. Há quem prefira encaminhá-las a um técnico especializado, mas elas podem ser afiadas pelo próprio marceneiro, desde que tome certos cuidados.
  • A afiação deve ser feita num esmeril. Mantenha o alinhamento do corte e lembre- se de esfriar constantemente a ferramenta num recipiente com água. Assim, você evita que o calor excessivo a destempere.
  • As ferramentas básicas devem acompanhar o marceneiro quando se dirige à casa do cliente e quando for fazer a instalação do móvel. Para facilitar o transporte, coloque-as numa caixa, que pode ser comprada em casas especializadas ou produzida em madeira na própria marcenaria.
  • Mantenha as ferramentas sempre limpas.

Onde comprar ferramentas de marcenaria

No Rio Grande do Sul há a loja Buchel Store, revenda autorizada e assistência técnica Makita em Porto Alegre. A Buchel Oferece toda a linha de ferramentas elétricas, a bateria da Makita.

  • Serra
  • Serra circular
  • Furadeira
  • Parafusadeira
  • Moto-esmeril
  • Disco de corte
  • Lâminas
  • Tico-Tico
  • Motosserra
  • Plaina
  • Lixadeira orbital, roto-orbital
  • Esmerilhadeira
  • Serra sabre
  • Tupia
  • Soprador e Aspirador

Loja em Porto Alegre

Com loja física em Porto Alegre e São Leopoldo, atende toda a região metropolitana. O endereço é na Av. Sertório, nº 5485, Bairro Jardim Lindóia, Porto Alegre. O telefone é o 51 3779-5060 e o email é atendimento@buchel.com.br.

Loja virtual (ecommerce)

É possível também conferir a loja virtual, com diversas opções e atendimento online, com especialistas: Loja virtual de ferramentas Makita

Ferramentas elétricas

As ferramentas elétricas fundamentais em sua marcenaria são:

· Furadeiras
· Parafusadeira
· Serras Tico Tico
· Lixadeiras
· Serras Circulares

Praticamente todos estes equipamentos oferecem garantia de 01 ano e sua durabilidade depende muito de alguns fatores, como:

· Utilizar o equipamento de forma correta
· Não aquece-lo demasiadamente
· Usar sempre os acessórios adequados
· Armazena-lo em locais seguros e adequados

Porém hoje, a evolução tecnológica está muito avançada e, conseqüentemente, novas máquinas e modelos surgem a todo momento.

Para você que adora marcenaria ou está sempre consertando e fixando algo em casa, é essencial ter um kit de “sobrevivência” que contenha serra tico-tico, furadeira, martelo, pregos, parafusos, cola de madeira e trena de medição. A furadeira é ideal para trabalhos de perfuração de diversos materiais.

parafusadeira-furadeira-de-impacto-a-bateria-12v-makita-hp331dz
Furadeira parafusadeira Makita a bateria

Existem inúmeros modelos de furadeiras com potência e recursos diversos, inclusive sem fio para serem usadas em jardins ou locais afastados da rede elétrica. Já se o objetivo é fazer cortes precisos, a serra tico-tico é indispensável. Fácil de ser usada, a ferramenta também conta com diversas opções de potência e recursos. É indicada para serviços de recorte de compensados ou pedaços dos mais variados tipos de madeira.

Você pode fazer cortes retos, curvos e até mesmo criar peças decorativas, como porta-retratos e enfeites. Ambas as ferramentas estão disponíveis em diversos modelos que atendem aos bricoladores esporádicos, aos semiprofissionais e aos profissionais. Por isso, é sempre bom observar a frequência com que se pretende usar os equipamentos antes de adquiri-los.

É muito importante também ficar atento à potência das ferramentas, que variam para cada tipo de corte e uso. Lembre-se sempre de observar a voltagem a ser utilizada (110V ou 220V) antes de ligar os aparelhos.

Ferramentas elétricas para marcenria

As ferramentas elétricas portáveis vieram para possibilitar uma enorme gama de trabalhos. Foram projetadas para facilitar o manuseio e o transporte para diferentes lugares sem muito sacrifício, sendo utilizadas na construção civil e nas indústrias transformadoras. Elas contrastam com os modelos de ferramentas padrões, que são instaladas permanentemente em um determinado espaço de trabalho.

As ferramentas elétricas podem tanto funcionar através de um cabo de eletricidade, como podem funcionar sem fio, alimentadas por baterias recarregáveis. Elas deixaram de ser somente para uso profissional. A facilidade de seu manuseio e praticidade na execução de serviços tornou sua presença indispensável em qualquer conjunto de ferramentas, residencial ou profissional.

Qualquer pessoa pode utilizá-las, desde que saiba como funcionam seus recursos para não se machucar durante o uso, utilize o equipamento de proteção individual (EPI) indicado para cada função e siga atentamente as instruções de uso.

Ao trocar ou colocar novos acessórios nestas máquinas, como lâminas de serra ou brocas, a ferramenta elétrica deve estar desligada da tomada para evitar acidentes.

Conheça as ferramentas mais utilizadas por marceneiros

  • Furadeira – É uma máquina que tem como sua principal função a execução de furos. Elas possuem um sistema de alavanca ou motor que aplica uma rotação a uma ou mais brocas que são responsáveis pela remoção do material.
  • Parafusadeira – Ela tem sua função destinada para apertar ou retirar parafusos. Famosa por ser utilizada na troca de pneus, ela também é utilizada em indústrias para evitar que o parafuso seja colocado com folga ou apertado demais.
  • Martelete – Ferramenta muito parecida com a furadeira, porém com poder de perfuração muito maior. Ideal para profissionais que precisam fazer muitos furos em paredes ou pisos de elevada dureza.
  • Lixadeiras – São dividas em máquinas para lixar madeira e máquinas para lixar metais. As máquinas para lixar madeiras possuem uma base de borracha onde é fixada a lixa. Esta base pode ser quadrada, retangular, redonda ou triangular, dependendo da aplicação e modelo da máquina. Alguns modelos podem ser usados no acabamento de superfícies metálicas. Já as máquinas para lixar metais são utilizadas para lixar portões, chapas, soldas e estruturas metálicas em geral. É recomendável escolher a lixa mais adequada para cada acabamento.
  • Esmerilhadeiras – É utilizada para trabalhos onde é necessário esmerilar, aparar rebarbas e cortar metais e materiais de construção. É necessário muito cuidado em seu manuseio, devido a ação violenta do seu disco e as fagulhas que provoca em contato com o metal. Recomenda-se o uso do equipamento de proteção individual, como uso de luvas, óculos de proteção, avental de couro e sapatos especiais. Também deve-se ter cuidado especial quando utilizada em presença de materiais inflamáveis.
  • Tupia – São utilizadas no acabamento lateral de fórmicas e outros tipos de coberturas após a fixação sobre outras superfícies. Para cada tipo de acabamento lateral ou desbaste, existe uma fresa com um desenho diferente.
  • Plaina – Ferramenta elétrica utilizada para aplainar superfícies, realizar correções de imperfeições e rugosidades, através da passagem de lâminas de corte em altíssima rotação sobre o material trabalhado. Requer muita atenção ao finalizar o trabalho, uma vez que ao desligar a máquina, a lâmina continua a girar por alguns instantes.
  • Moto esmeril – Ferramenta para ser fixa em uma mesa ou balcão. Ela é utilizada para desbaste de peças, afiação de lâminas e facas em geral ou eliminação de ferrugens e restos de tintas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s