Marceneiro: o que é, o que faz e que ferramentas utiliza

O Marceneiro é o profissional responsável por trabalhar com madeira, construindo e reparando móveis, peças decorativas, utilitárias e outras peças de madeira.
Um Marceneiro utiliza instrumentos e ferramentas manuais de corte, perfuração, aferição, medição, entalho, raspagem, ajuste e fixação, que devem ser cuidadosamente manuseadas para evitar acidentes.

Está sob as responsabilidades de um Marceneiro conversar com cliente para saber qual o objetivo do projeto, visualizar e desenhar o projeto (um móvel, uma obra de arte, um objeto decorativo ou utilitário), cortar e lixar a madeira, perfurar, entalhar, fixar, realizar a reparação, dar forma à madeira de acordo com as necessidades do projeto, utilizar os instrumentos de trabalho, sempre respeitando as normas de proteção para evitar acidentes.

Quando o projeto ficar pronto, dar acabamento, verificar se o projeto final satisfaz as expectativas do cliente e se necessário ao final fazer adaptações. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Marceneiro é essencial conhecer profundamente detalhes sobre os tipos de madeiras e suas características principais.

O marceneiro é o artesão que trabalha com madeira, construindo e reparando móveis, obras de arte, peças decorativas, utilitárias e outras peças de madeira. O marceneiro utiliza instrumentos e ferramentas manuais de corte, perfuração, aferição, medição, entalho, raspagem, ajuste e fixação, que devem ser cuidadosamente manuseadas para evitar acidentes. A marcenaria é uma evolução da carpintaria, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao industrial.

O que um marceneiro precisa saber?

Para ser um marceneiro é necessário saber usar os instrumentos da marcenaria, além de conhecer profundamente detalhes sobre os tipos de madeiras e suas características principais. Além disso, outras características interessantes são: capacidade de organização habilidade com instrumentos cortantes agilidade sensibilidade saber ouvir o cliente ter visão artística capacidade de observação perfeccionismo facilidade para lidar com madeiras habilidades manuais criatividade responsabilidade ser dinâmico gosto pela arte noção de desenho.

Qual é o estudo de um marceneiro?

Não existe formação necessária para ser um marceneiro. Existem muitos cursos de marcenaria de curta duração, online e até à distância, que oferecem ao aluno o aprendizado de técnicas antigas e modernas de construção de móveis e objetos de madeira. Também existem muitos profissionais que começam como aprendizes em marcenarias, e a partir daí vão aprendendo o ofício na prática com os marceneiros mais velhos. O mais importante para o profissional é ter sensibilidade e visão artística, de projeto e de finalidade.

O que faz um marceneiro?

conversar com cliente para saber qual o objetivo do projeto visualizar e desenhar o projeto (um móvel, uma obra de arte, um objeto decorativo ou utilitário) cortar a madeira lixar a madeira perfurar, entalhar, fixar, realizar a reparação, dar forma à madeira de acordo com as necessidades do projeto utilizar os instrumentos de trabalho, sempre respeitando as normas de proteção para evitar acidentes quando o projeto está pronto, dar acabamento verificar se o projeto final satisfaz as expectativas do cliente fazer adaptações, se necessário

Abrir a própria marcenaria

O marceneiro pode ser dono de sua própria marcenaria, pode contratar funcionários para ajudá-lo e é responsável por gerenciar os projetos. A marcenaria pode ser aberta até mesmo na garagem da casa do profissional, ou em qualquer lugar que ofereça espaço suficiente. Veja este artigo que apresenta em detalhes como abrir uma marcenaria profissional.

Ser um marceneiro contratado por uma marcenaria

o profissional pode trabalhar para outras pessoas, como funcionário de uma marcenaria. A maioria dos marceneiros começa assim, como ajudante, aprendendo o ofício para depois montar sua própria marcenaria

Trabalhar na fabricação e montagem de móveis

pode trabalhar em fábricas de móveis, exercendo o ofício de marceneiro moveleiro, trabalhando principalmente com laminados de madeira industrializados, como compensado, aglomerado, MDF, fórmica, folhas de madeira, etc.

O mercado de trabalho para o profissional da marcenaria é amplo, pois o profissional tem a possibilidade de abrir sua própria oficina em qualquer lugar que ofereça espaço suficiente para tal. Essa facilidade faz com que muitos profissionais optem por abrir um negócio, embora, atualmente, as fábricas de móveis e artigos decorativos empregam cada vez mais profissionais, abrindo o campo de trabalho.

Ferramentas para o marceneiro

Ao longo dos milênios diversas ferramentas foram sendo criadas e desenvolvidas para ajudar os marceneiros em seu ofício. No último século então, as ferramentas para marcenaria elétricas e a bateria tiveram um imenso crescimento.

A Makita é uma das fabricantes mais notáveis na área e já desenvolveu diversas ferramentas.

Diferença entre o marceneiro e o carpinteiro

Muitas pessoas confundem duas profissões, a de marceneiro e a de carpinteiro, que são parecidas em sua essência, porém possuem diferenças muito grandes nas suas funções. A marcenaria é uma evolução da carpintaria, e se distingue desta por ser um trabalho mais artístico do que industrial, ou seja, o marceneiro constrói móveis, objetos decorativos, utilitários ou outras peças de madeira, enquanto o carpinteiro, profissional indispensável na construção civil, produz portas, janelas, assoalhos, escadas, forros, madeirames de telhados e peças mais pesadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s