Dicas para escolher a melhor furadeira a bateria Makita

Com uma furadeira sem fio, você é capaz de executar tarefas de perfuração com facilidade, não importa onde eles são necessários. Seja para trabalhos em marcenaria, se você está entrando em seu primeiro apartamento, ou se você é um profissional, uma boa furadeira é a ferramenta essencial, seja por sua versatilidade ou pela sua força.

Quando você for comprar a sua primeira furadeira sem fio a bateria, deve considerar se muitos de seus projetos exigem uma furadeira. Quanta energia que você precisa para cada tarefa (tempo de uso). Qual é o tamanho das brocas e consequentemente o tamanho do Mandril que atende às suas necessidades. Que tipo de bateria devo usar na furadeira. Quais funções especiais são as melhores. Onde comprar ferramentas Makita e seus acessórios?

Como escolher uma furadeira a bateria

Primeiro e acima de tudo, você vai querer comprar uma furadeira Makita que é confortável de segurar e usar. Se você tem mãos pequenas ou espera apenas fazer tarefas leves, você não pode querer comprar a maior e mais poderosa furadeira que você pode pagar.

O poder é uma qualidade importante para uma furadeira, mas examine diferentes tipos de equipamentos disponíveis e dispositivos semelhantes para determinar quais melhor se adequam às suas necessidades.

Baterias Makita

bl1850Tenha em mente que as baterias são uma parte importante na compra de uma furadeira sem fio – a última coisa que queremos é que a furadeira pare de funcionar no meio de um trabalho.

As baterias Makita são intercambiáveis com qualquer outra ferramenta da linha a Bateria de mesma voltagem, isso significa que ao comprar uma segunda ferramenta, você pode optar por um modelo sem bateria e usar a mesma bateria da sua primeira ferramenta. Com isso você economiza na compra de outros modelos da extensa linha de ferramentas Makita.

Um ponto interessante a ser considerado é que quanto maior for a bateria, mais pesada ficará sua ferramenta, então não dá para querer que ela dure dias e dias realizando furos.

Tensão ou voltagem da bateria

tempo-recarga-bateria-makita-furadierasA tensão é o principal indicador que determina o poder de uma furadeira sem fio. Ela pode variar de cerca de 6V para tão alto quanto 36V.

Furadeiras de baixa tensão são ideais para tarefas mais leves, como substituir as dobradiças das portas, a instalação de novos cabos em armários ou furos em drywall. Elas são relativamente mais baratas e podem ter o formato de um L. Para tarefas como estas, considere equipamentos entre 12v e 18v como suficientes. Considere a BOSCH GSR 1080 como uma ótima opção para uso caseiro pesado.

Equipamentos mais poderosos, acima de 18v podem ser usados para perfuração em alvenaria, em aço ou instalação de decks. Tenha em mente que, na maioria dos casos, quanto mais potente for uma furadeira, mais pesada ela será. Como necessitam de maior potência, esse tipo de ferramenta começa a precisar de energia elétrica, já que as baterias começam a sugar muita energia. Naturalmente não adianta ter uma furadeira super potente para realizar trabalhos leves, já que o “coice” atrapalhará e diminuirá sua precisão.

Diferentes tipos de perfuração (rpm) da furadeira

Uma outra medida importante é a velocidade de perfuração, que é medida em rotações por minuto (rpm). Brocas que permitem alternar entre a baixa velocidade (cerca de 300-400 rpm) e alta velocidade (1.200-1.500 rpm) dar-lhe a capacidade de assumir uma variedade maior de tarefas. Unidades com várias configurações de velocidade permitem que você tenha maior precisão e consistência em vários tipos de necessidades. A Makita DF330DWE, por exemplo, possui 18 velocidades, um belo atrativo para queles que realizam esse tipo de serviços.

Características importantes de uma furadeira

Mandril

O tamanho do mandril determina o tamanho das brocas que podem ser utilizadas nele. A dimensão de mandril padrão é 3/8″ e serve “para a maioria dos usos cotidianos e para um pouco de aplicações pesadas, então não tem muito o que pensar, tente optar por uma ferramenta com este tamanho de mandril.

O mandril é a peça na ponta da furadeira, que fixa a broca. Pode ser de ½ ou de 3/8 de polegada. O de ½ permite o uso de um maior número de tipos de brocas. Em geral, o mandril promove o aperto da broca com uma chave apropriada. Existe o mandril de engate rápido, com aperto manual (menos frequente).

Velocidade

A furadeira pode ter velocidade variável, que é controlada por um gatilho.

Sentido de rotação

Existem furadeiras que permitem a inversão da rotação, que seria útil para se retirar a broca no furo, em determinadas situações.

Martelete ou normal

O seletor “martelete” ajusta a máquina para uso em concreto ou normal (rotação contínua), indicada para madeiras e metais.

Tipos de brocas

Existem vários tipos de brocas, cada um mais adequado para o material a ser perfurado. Basicamente, é interessante ter brocas para madeira (geralmente com três pontas e de cor preta. Para maiores diâmetros, usam-se brocas chatas, em forma de “pá”), para metal (diâmetro constante, feitas de material único, como “aço rápido” e HSS) e para concreto (com uma pastilha mais larga na ponta, feita de material mais duro, como tungstênio – vídea). As brocas variam em diâmetro e cada uso deve ser avaliado individualmente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s