Conhecendo os diferentes tipos de ferramentas para marcenaria

 

Sendo uma das técnicas mais antigas da humanidade, a marcenaria evoluiu imensamente e sua evolução não parou nem vai parar. Todos os anos surgem novos materiais, novas ferramentas elétricas, novas técnicas de preparo de matéria prima e monstagem de móveis e utensilhos.

Grandes empresas como a Makita não deixam de inovar e investir em seu portfóliuo de ferramentas elétricas e a bateria. As ferramentas para marcenaria destinam-se, praticamente todas, ao trabalho com madeira e, de acordo com seu uso, podemos separá-las em alguns grupos:

  • De corte: serras e serrotes diversos. São lâminas dentadas, com diferentes formatos e tipos de cabo que seccionam as fibras da madeira permitindo o corte da peça.
  • De desbaste: plainas que, mediante o uso de uma lâmina afiada, retiram camadas superficiais da madeira.
  • De furação: brocas, furadeiras, bedames, cuja função é fazer aberturas na madeira.
  • De percussão: martelos de metal, de borracha, de nylon, maços de madeira ou metal, etc., que se destinam a bater em pregos, no cabo de outras ferramentas, em superfícies ou auxiliar nos encaixes. O martelo é praticamente indispensável no uso de algumas ferramentas como formões e goivas.
  • De entalhe: formões, bedames e goivas, cuja função é a de abrir cortes na madeira para fazer encaixes ou modificar sua superfície.
  • Ferramentas auxiliares: Bancada, grampos, sargentos, prensas, esquadros, marcadores e outras tantas que criam condições para que as ferramentas principais possam ser utilizadas.

São ferramentas, também, diversos objetos que servem para limpar, polir, aplicar produtos, como palha de aço, lixa, pincéis, trinchas, espátulas, seringas, lápis.

Equipamentos e máquinas visam, de maneira geral, a executar com maior facilidade e exatidão aquilo que antes era executado manualmente.

Assim uma desempenadeira, em uma passagem da peça de madeira, fará, em segundos um trabalho que levaria horas, se feito com plaina.

Uma serra mecânica fará, em segundos, um corte que levaria vários minutos ou até horas, se executado com serrote. Uma furadeira elétrica permitirá perfurar com precisão todo tipo de madeiras, inclusive as mais duras.

Há também máquinas decorrentes das necessidades de produção industrial que pouco tem a ver com os métodos artesanais, como prensas, máquinas de dobrar chapas e outras semelhantes.

Ferramentas e equipamentos são os meios de concretizar nossos planos de sua escolha e, da sua utilização adequada, dependerá o êxito de qualquer projeto de marcenaria.

Anúncios

2 comentários sobre “Conhecendo os diferentes tipos de ferramentas para marcenaria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s